O estresse, antes conhecido como apenas uma reação de defesa do organismo, é hoje um problema grave na sociedade. Entre os maiores sintomas estão o enfraquecimento do sistema imunológico, o desânimo, a depressão e a exaustão física. Mas isso você já deve saber, certo? Afinal, quem não reclama de falta de tempo, medo, pressão, acúmulo de tarefas..?
O que você pode não saber é que o estresse crônico tem relação direta com a sua alimentação. Os alimentos estressantes são aqueles que agem como grandes estimulantes, como o café e o chocolate.
As bebidas alcoólicas, que muitos pensam ser relaxantes, são extremamente estressantes pois reduzem a capacidade do fígado de lidar com as toxinas do organismo. Isso gera danos como o acúmulo de gordura no coração e o enfraquecimento do sistema imunológico.
Por sua vez, alimentos com alto teor de colesterol e gorduras saturadas desequilibram a flor intestinal e alteram a produção da serotonina, sendo grandes responsáveis pelo estresse no organismo.
Mas, enquanto alguns alimentos potencializam os sintomas do estresse, outros são cheios de benefícios para a saúde mental. São alimentos funcionais que auxiliam o organismo na absorção de nutrentes, reduzem a liberação de hormônios estressantes e melhoram a concentração.
A dica não é consumir apenas quando o problema já existe e sim tê-los diariamente no cardápio, influenciando nossos temperamentos e impulsos.
↧
O estresse e os alimentos
↧